Roteiro de Alfama onde habita grande parte da herança portuguesa. Os becos estreitos e as pequenas praças nos convidam a explorar cada detalhe escondido. O cheiro único de peixe, sons do fado e as roupas penduradas nas janelas, tornam esse bairro charmoso e único. é o bairro histórico de Lisboa, onde você ainda pode experimentar a magia de uma cidade romântica acompanhada pelas notas comoventes do fado.
Esmagado entre o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo, o bairro de Alfama preserva a alma tradicional de Lisboa. É um bairro pitoresco que se desenvolve verticalmente, com uma parte alta e baixa e uma cascata de pequenas casas empoleiradas em suas faixas inclinadas, às vezes tão próximas umas das outras que os telhados parecem se tocar.
Para visitar o Alfama não siga um itinerário pré-estabelecido: perca-se em ruas estreitas, becos, escadas, praças, pequenos jardins e terraços panorâmicos. Um dos distritos menos afectados pelo devastador terramoto de 1755, o Alfama é o coração histórico da cidade, onde o tempo parece ter parado e onde a Lisboa de hoje está mais perto de Lisboa antes do terramoto.
Casas populares com roupas de secagem ao ar livre alternam com casas de estilo manuelino e os restos do antigo bairro judeu. O bairro é também o berço do fado, a música tradicional comovente de Lisboa: para uma noite mágica, jante numa das tradicionais casas de Fado do bairro, acompanhando o seu jantar a notas melancólicas e românticas.
O que ver no Alfama
Castelo de São Jorge Empoleirado no topo da colina onde foram fundados os primeiros assentamentos da cidade, o castelo medieval de São Jorge domina a cidade de cima e é uma visão que é ao mesmo tempo reconfortante e impressionante.
Visitando o castelo pode admirar a fortaleza original construída pelos mouros no século XII, as ruínas do antigo palácio real, as escavações arqueológicas e uma vista de 360 ° de Lisboa em tempo real; então pode caminhar pelas avenidas arborizadas do castelo e parar em um dos muitos pontos panorâmicos, onde pode desfrutar de uma vista de tirar o fôlego.
Saiba mais sobre o Castelo de Jão Jorge
Catedral de Lisboa
O lugar mais importante do culto católico na cidade de Lisboa é a Catedral conhecida como Sé Patriarcal ou simplesmente Sé.
A igreja é uma admirável fusão de estilos românico francês e gótico; seus enormes campanários se elevam no céu de Lisboa, enquanto o interior, simples e austero, guarda os túmulos dos reis e benfeitores da cidade. Saiba mais sobre a Catedral
Santo Antônio da Sé
A igreja de Santo António da Sé , menos famosa que a Catedral, foi construída no final do século XVIII no lugar onde nasceu Santo António de Pádua.
O santo era de fato originário de Lisboa, enquanto na Itália seu nome é associado à cidade em que ele morreu.
Terraços panorâmicos Miradouros ou miradouros
são elementos característicos de Lisboa, uma cidade distribuída em vários níveis: desde o topo dos miradouros pode-se admirar a cidade ou uma vista panorâmica.
Em Alfama pode encontrar dois: o Miradouro de Santa Luzia e o menos famoso Miradouro das Portas do Sol , um pouco mais acima.
O Miradouro de Santa Luiza situa-se junto à pequena capela do mesmo nome e tem vista para o Tejo, as antigas muralhas árabes e a extensão dos telhados de Alfama.
É um terraço bastante grande, com canteiros de flores, bancos e um alpendre com paredes decoradas com azulejos coloridos.
Museu de Artes Decorativas
Instalado num edifício do século XVII que hoje alberga o Instituto Superior de Artes Decorativas, o Museu de Artes Decorativas de Lisboa exibe uma colecção de mobiliário e decorações que o farão imaginar o interior de casas senhoriais do século XVII ao século XX.
Fado Alfama
Para a quantidade de tabernas típicas que oferecem música ao vivo o Alfama também é conhecido como o " distrito de fado ": esta é certamente a melhor área se quiser assistir a um concerto atormentador da música tradicional portuguesa.
A Alfama é também o berço de uma das maiores fadistas de todos os tempos, Amália Rodrigues , que ao longo de uma carreira de 60 anos trouxe o fado aos mais altos níveis de expressão e o tornou famoso em todo o mundo: o seu voz extraordinária foi comparada com as de artistas internacionais de prestígio, como Ella Fitzgerald e Maria Callas. Assistir a um espectáculo de fado na cidade onde nasceu é uma experiência a não perder, porque poucos outros géneros musicais sabem tocar tão intensamente os corações das pessoas.
Restaurantes de Alfama
Aqui estão alguns locais recomendados para ouvir o fado:
Tasca do Chico , Rua dos Remédios, 83. Restaurante pequeno e despretensioso, não se pode jantar, mas serve deliciosos petiscos e sanduíches. Os proprietários têm outro local com o mesmo nome no bairro Barrio Alto. Boteco da Fà , Rua do Vigário , 70e. Restaurante de vizinhança, recomendado para quem quer jantar.
Em Parreirinha de Alfama, Beco Espírito Santo, 1. Local histórico onde os grandes protagonistas do fado se apresentaram, como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Beatriz da Conceição. Fora da Moda , Largo de Santo Estevão, 9. Aberto de jantar até tarde, é um lugar que divide seus visitantes no animado e decepcionado: alguns consideram que é um histórico, mais uma armadilha para turistas. A escolha é sua.
Museu do Fado Se depois de assistir a um concerto de fado quiser saber mais sobre este tipo particular de música visitar o Museu do Fado , exposição permanente a uma curta distância do Castello de São Jorge que vai descobrir a história, personagens e curiosidades da música tradicional Português.
Encontrar documentos históricos, música, trajes e outros itens pessoais dos grandes artistas que fizeram a história do fado.
Como chegar Existem vários pontos de acesso ao distrito de Alfama, sugerimos o mais impressionante:
Largo das Portas do Sol : desça a escadaria de Beco di Santa Helena e você se encontrará no coração do bairro. Rua de São Tomé : desça a escada em direção à Rua das Escolas Gerais e entre no coração do bairro pela Rua do Salvador. Rua do Adica : continuar na Rua da Judiaria, no antigo bairro judeu, e de lá descer a escada em direção ao Largo do Terreiro do Trigo.
A maneira mais fascinante e ao mesmo tempo divertida de chegar ao Alfama e explorá-lo é escalar o histórico eléctrico n. 28 , que serpenteia sinuosamente como uma cobra ao longo das estreitas vielas do bairro.
(责任编辑:)
|